Chegada do irmãozinho: ajudando o filho mais velho a lidar com o ciúme



A chegada do irmãozinho pode ser algo difícil para o filho mais velho. Os pais, podem e devem ter algumas atitudes para ajudar no relacionamento entre os filhos. O anúncio da gravidez é o primeiro contato que a criança terá com o irmãozinho. Por isso, é durante a gestação que os fundamentos do relacionamento entre os dois serão lançados e já é necessário a lidar com o ciúme para que ele diminua.

Como contar para o pequeno?
É importante que a chegada de um irmãozinho seja trabalhada desde o início da gravidez. Dessa maneira, o pequeno tem mais tempo para entender e assimilar a novidade. Além disso, participar de todo o processo aumenta o vínculo entre os irmãos. Portanto, é interessante que o primogênito participe de momentos importantes como a escolha do nome, a organização do quarto ou o exame de ultrassom, por exemplo.

Quando, enfim, o caçula chega e passa a fazer parte do dia a dia da casa, a rotina da família vira de cabeça para baixo! Um bebê sempre demanda muita atenção e cuidado e, claro, seu pequeno logo vai perceber isso. O medo de ficar de lado, pode fazer com que o filho mais velho tenha algumas atitudes para chamar a atenção dos pais, como birras e comportamentos que não condizem com sua idade. Portanto, é muito importante que os pais mostrem que ele não irá perder o seu lugar na vida deles.

O ideal é reservar alguns momentos para passar com o filho mais velho, de preferência, fazendo programas que ele estava habituado a fazer antes, pode ser andar de bicicleta, ir ao cinema ou ao parque da cidade. No início, enquanto o caçula não pode sair de casa, os pais podem se revezar. Outro ponto importante é, mesmo com as alterações na rotina, estar presente em momentos importantes do cotidiano do pequeno, como a ida e chegada da escola, as refeições e a hora de ajudar a fazer as lições de casa, por exemplo. Isso fará com que ele entenda que os pais continuarão a cuidar dele como antes e que ele não perderá o seu lugar. Logo, seu filho irá perceber que ter um irmãozinho, não significa menos atenção e, sim, ter alguém para dividir, brincar e contar por toda a vida!

FONTE: Blog da Leiturinha e adaptações

26/04/2019
Por Comunicação

Tags:     Ciúme

Fique por dentro das novidades da Canaã, cadastre seu e-mail.
CONTATO

Telefone: (43) 3276-8700

ATENDIMENTO

De seg. à sex. dás 08hs às 12hs e 13hs às 18hs

EMPRESA

PR 444 Km-07, Arapongas/PR

© 2019 CANAÃ MÓVEIS INFANTIS  |  SITE BY RODRIGO MARAFIGO


Fique por dentro das novidades da Canaã, cadastre seu e-mail.
CONTATO

Telefone: (43) 3276-8700

ATENDIMENTO

De seg. à sex. dás 08hs às 12hs e 13hs às 18hs

EMPRESA

PR 444 Km-07, Arapongas/PR

© 2019 CANAÃ MÓVEIS INFANTIS  |  SITE BY RODRIGO MARAFIGO