Os primeiros meses de vida constituem em um dos períodos mais relevantes para um crescimento saudável. Hábitos alimentares saudáveis previne doenças na idade adulta.
Conheça abaixo algumas recomendações de médicos pediatras sobre a introdução de novos alimentos na dieta do bebê.
Legumes
A diversificação deve ser iniciada com um caldo ou puré de legumes. A batata, a cenoura, a abóbora, a cebola, o alho, o alho-francês, a alface e a couve-branca são os vegetais mais utilizados em primeiro lugar. O espinafre, o nabo, a nabiça, a beterraba e o aipo deverão ser introduzidos a partir dos 12 meses, já que contêm um elevado teor de nitrato e de fitato.
Na confecção dos caldos e dos purés, aconselha-se a adicionar 5 ml a 7,5 ml de azeite em cru a cada dose de puré ou caldo de legumes.
Frutas
Os frutos devem ser consumidos de modo regular e variado. É essencial que sejam oferecidos individualmente, para o bebê treinar o paladar, e consumidos inicialmente cozidos e em puré e progressivamente mais inteiros, sem estarem líquidos sob a forma de sumo. A única bebida ingerida deve ser a água, essencial a todas as funções vitais e dada de forma regular ao longo do dia (400/600 – 1000 ml).
A maçã e a pera, cozidas ou assadas com casca e caroço ou em vapor, assim como a banana, são normalmente os primeiros frutos a entrar na dieta do bebê.
Durante o primeiro ano de vida, não devem ser dados ao bebê o morango, o quiuí, a amora e outros frutos potencialmente causadores de alergias.
Existem outros alimentos que podem ser introduzidos aos poucos na alimentação da criança, porém é bom seguir as orientações do seu médico.
Postado em 21/09/2018
Telefone: (43) 3276-8700
De seg. à sex. dás 08hs às 12hs e 13hs às 18hs
Rua Tovacu, nº 1249 - Arapongas/PR
© 2024 CANAÃ MÓVEIS INFANTIS | SITE BY RODRIGO MARAFIGO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok