A queda de cabelo durante a amamentação ou no pós-parto é algo normal. As causas do enfraquecimento e perda dos fios são variadas, mas geralmente tem a ver com o enfraquecimento do organismo e transmissão de vitaminas da mãe para o bebê.
Um desequilíbrio hormonal pode causar a queda de cabelo, e também o engrossamento do fio. Durante a gestação, os hormônios costumam ‘dar um reforço’ ao couro cabeludo, servindo como um aditivo, e impedindo os fios dormentes – fios que já cumpriram o ciclo de crescimento e estão prontos para cair, naturalmente – caiam quando deveriam.
Gravidez é um momento de extrema alegria entre as mulheres – e também de constante atenção. Afinal, a futura mamãe tem que se cuidar muito bem para garantir ao seu bebê uma vida saudável no útero, para que venha ao mundo em totais condições de saúde.
O hormônio da progesterona, responsável pela queda de cabelo entre grávidas, é o mesmo hormônio que faz com que as futuras mamães adorem seus cabelos durante várias fases da gestação. Ao mesmo tempo que o hormônio pode deixar os cabelos sedosos e volumosos, também pode os deixar secos e quebradiços, dependendo muito do histórico capilar de cada uma e das formas de alimentação antes e durante a gravidez.
Durante a gravidez, a mulher fica têm grandes mudanças hormonais para que o desenvolvimento do bebê seja possível. A partir dos primeiros 3 meses de gestação os folículos capilares entram na fase de repouso, a partir daí já é possível sentir os cabelos mais ralos, finos e até quebradiços. Em algumas mulheres após os três meses, os cabelos engrossam e ficam mais espessos, uma consequência do aumento expressivo de hormônio feminino no sangue. Isso acontece por volta dos 5 aos 6 meses.
Cerca de 3 meses após o parto a taxa de hormônio feminino utilizada para o desenvolvimento do bebê cai drasticamente. Uma das consequências desse fato é a queda de cabelo, algumas mulheres chegam a criar até falhas no couro cabeludo nos 3 a 6 meses que antecedem o pós-parto.
No entanto, essa não é a única causa da queda de cabelo. A amamentação também é um processo muito agressivo para o corpo da mulher, uma vez que retira muitos nutrientes e vitaminas do corpo da mãe para passar ao bebê recém nascido. Mulheres que tiveram partos agressivos ou que estejam com uma dieta alimentar fraca certamente sofrerão com mais intensidade a queda de cabelo durante a amamentação.
Outros fatores que contribuem para o enfraquecimento dos folículos capilares:
Estresse
Depressão pós-parto
Cirurgias
Alterações bruscas de peso
Má alimentação
Quando se trata de pós-parto é possível que a mulher tenha combinado todos esses fatores, tornando a perda dos fios muito intensa. A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses que antecedem o nascimento do bebê essa quantia pode chegar até a 500 fios por dia, o que ainda não é suficiente para deixar alguém careca. Apesar do pavor do cabelo que cai no ralo, chão do banheiro, cozinha ou no lençol esse problema tem solução. Basta realizar o tratamento adequado.
FONTE E MAIS INFORMAÇÕES: contraquedadecabelo.com.br
Postado em 08/09/2018
Telefone: (43) 3276-8700
De seg. à sex. dás 08hs às 12hs e 13hs às 18hs
Rua Tovacu, nº 1249 - Arapongas/PR
© 2024 CANAÃ MÓVEIS INFANTIS | SITE BY RODRIGO MARAFIGO
Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok